segunda-feira, 16 de junho de 2014

MOMENTO...





486 – Por que motivo devemos pedir a Deus?
Deus, que nos conhece a fundo, sabe de que precisamos. No entanto, Deus quer que “peçamos”: que nas necessidades da nossa vida nos viremos para Ele, gritemos por Ele, supliquemos, nos lamentemos. O chamemos e até discutamos com Ele  na oração.
[2629-2633]
É evidente que Deus, para nos ajudar, não precisa das nossas súplicas. A atitude de pedir deve ser tomada sobretudo por nossa causa, pois quem não pede e não quer pedir fecha-se em si mesmo. Só a pessoa que pede se abre e recorre ao Autor de todo o bem.  Quem pede regressa à casa de Deus. Portanto, a oração de súplica leva o ser humano à correta relação com Deus, que respeita a nossa liberdade.
[...]

487- Por que devemos pedir a Deus por outras pessoas?
Tal como Abraão pediu pelos habitantes de Sodoma, tal como Jesus orou pelos Seus discípulos, tal como a primitiva comunidade não considerava <<apenas o próprio bem-estar, mas o bem-estar dos outros>>(Fl 2,4) , também os cristãos oram sempre por todos os que estão no seu coração, mesmo estando eles longe e mesmo sendo eles seus inimigos.
[2634-2647]
Quanto mais uma pessoa aprende a orar, tanto mais profundamente sente que está ligada a uma família espiritual através da qual a força da oração se torna eficaz. Com toda a minha preocupação pelas pessoas que amo, estou dentro da família humana; por isso, posso receber a força da oração dos outros e invocar para os outros a ajuda divina. -> 477







488- Por que devemos agradecer a Deus?
Tudo o que somos e temos provém de Deus. São Paulo diz:<< Que tens tu que não tenhas recebido?>>(1Cor 4,7) Ser grato a Deus, o dador de tudo o que é bom, dá felicidade.
[2637-2648]

A  maior oração  de ação de graças é a -> EUCARISTIA de Jesus (gr. eucharistía = ação de graças), em que Ele toma o pão e o vinho para aí apresenta a Deus toda a criação transformada. Todo o agradecimento do cristão está em harmonia com a grande ação de graças de Jesus. De fato, também nós somos transformados e redimidos por Jesus; assim, podemos ser gratos do mais profundo do coração, dizendo-o a Deus das mais variadas formas.
490- É suficiente orar quando se sente vontade?

Não. Quem ora apenas quando sente vontade ou está bem disposto e não leva Deus a sério desaprende a orar. A oração vive da fidelidade. [2650]



   FONTE: CATECISMO JOVEM (YOU CAT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário